quarta-feira, 15 de abril de 2009

Câmara realizou acções de sensibilização sobre o livro e a leitura


A Câmara Municipal de Évora dinamizou, no âmbito do projecto de promoção do livro e da leitura “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, uma acção de sensibilização sobre o livro e também mais uma reunião para leituras que juntou pais e filhos.

Deste modo, nos dias 7 e 8 de Abril a autarquia promoveu na EB2/3 Conde Vilalva a acção de sensibilização “Histórias na Ponta da Língua”, dirigida ao pessoal não docente/técnico profissionais dos Jardins-de-Infância da Rede Pública.

Esta acção visou facilitar o acesso por parte do pessoal não docente a um conjunto de estratégias e dinâmicas de abordagem ao livro de recepção infantil, tendo como base o jogo lúdico.

Foram abordados os seguintes conteúdos: “Da imagem à palavra”; “Como brincar com as palavras”; “Jogos de oralidade” e “Manipular o objecto livro”.

O grupo de leitura para pais e filhos reuniu no dia 4 de Abril, na Ludoteca tendo como pano de fundo o Dia Internacional do Livro Infantil. Neste grupo participaram cerca de 10 adultos e 15 crianças.

Trata-se de um grupo de carácter informal, cujo principal objectivo é incentivar os pais a desempenharem o seu papel de mediadores de leitura e permitir momentos de partilha e troca de experiências em torno do livro e da leitura entre pais e filhos.

Sem comentários: