sexta-feira, 30 de março de 2012

O Ciclo do Borrego vai ser recriado

A Confraria da Moenga, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e de Os Almocreves, vai recriar no próximo domingo, dia 1 de Abril, no Rossio de S. Brás, o Ciclo do Borrego, uma iniciativa integrada no programa da edição deste ano da Rota de Sabores Tradicionais.

Esta recriação etnográfica, com início previsto para as 10h00, visa recuperar alguns dos mais importantes quadros alentejanos, nomeadamente o pastor e o cão conduzindo o rebanho, a choça do pastor, o rebanho no bardo ou redil, o aprisco, a tosquia (e cardar lã), a ordenha e a coalhada.

O Ciclo do Borrego, que decorrerá junto ao Monte Alentejano, terá ainda em simultâneo a presença de artesãos com demonstração do fabrico de tapetes/mantas, provas de queijos de ovelha (frescos, meia cura e curados) e degustação de grelhados de borrego (costeletas e peito).

Integrada na edição deste ano da Rota de Sabores Tradicionais, a iniciativa culminará com um almoço temático (12,50 €) todo ele confecionado à base de borrego: miudezas (entradas quentes), ensopado, borrego assado, queijadinhas e bolo de requeijão.

Sem comentários: