quinta-feira, 24 de março de 2011

No âmbito do projecto Qualicities a Câmara de Évora recebeu delegação da cidade de Brasov

Uma delegação de técnicos da autarquia romena de Brasov está desde o dia 15 de Março em Évora para conhecer o funcionamento dos serviços municipais e também de alguns serviços regionais.

A delegação, inclui os seguintes funcionários ligados às areas da cultura, urbanismo e economia municipal: Elena Acaroaie; Antonia Czika; Silvia Demeter-Lowe; Corina Popescu e Dan Oprea.

Esta vinda insere-se num programa de duas semanas durante o qual tomaram contacto com a metodologia seguida pela Câmara de Évora no âmbito do projecto Qualicities, falaram com responsáveis de vários departamentos municipais e também com autoridades regionais ligadas à educação e ao desenvolvimento regional.

A cidade de Brasov é também membro da Rede MECINE (constituída por cidades médias da Europa e criada no fim de 1994, com o desejo de aprofundarem as suas relações de cooperação), cuja Presidência é actualmente ocupada por Évora.

O projecto Qualicites, que incide numa política de desenvolvimento sustentável e de valorização do património nas cidades, visando a melhoria da qualidade de vida através das boas práticas comuns, insere-se no trabalho desenvolvido pela referida Rede.

Do programa da visita fizeram parte a apresentação global do Qualicities; a conferência UniverCity na Universidade de Évora que teve como tema central o papel das universidades no desenvolvimento regional, visando a troca de experiências entre as cidades de média dimensão da Europa e uma reunião de coordenação da Rede MECINE, que juntou cerca de cem representantes das cidades da Rede, entre autarcas, técnicos, investigadores e especialistas na área das estratégias de desenvolvimento e planeamento territorial.

Efectuaram ainda visitas aos serviços municipais ligados às áreas do Ambiente; Economia; Ordenamento do Território e Mobilidade;
Centro Histórico e Reabilitação Urbana; Informação, Comunicação e Turismo e foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d’ Oliveira, nos Paços do Concelho.

Os financiamentos FEDER, bem como os financiamentos INALENTEJO (CCDRA) também fazem parte da agenda, assim como os investimentos na região no campo educacional, estando agendadas para amanhã, dia 24, reuniões sobre essas matérias com responsáveis regionais. No dia 25, efectuarão uma visita às obras do Polis na Costa da Caparica para conhecerem também a reabilitação urbana em curso no Município de Almada.

Sem comentários: