domingo, 1 de julho de 2012

Projeto Laços para a Vida - Casa & Companhia


O sénior disponibilizará um quarto a um estudante do ensino superior e em contrapartida o jovem disponibilizará companhia e apoio ao sénior.

A Câmara Municipal de Évora assina um protocolo com diferentes entidades no âmbito do projeto Laços para a Vida - Casa & Companhia, no dia 2 de julho, às 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O projeto “ Laços para a Vida – Casa & Companhia”, visa promover o alojamento de estudantes da Universidade de Évora, em domicílios de seniores residentes na cidade de Évora, preferencialmente no centro histórico.

Irão assinar o protocolo os seguintes parceiros: Fundação Montepio, Caritas Diocesana de Évora, Universidade de Évora, Associação Académica da Universidade de Évora, Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora e Associação Banco do Tempo.

O projeto “Laços para a Vida – Casa & Companhia”, promovido pela Câmara Municipal de Évora, assenta numa perspetiva intergeracional e pretende mitigar a solidão de muitos idosos que vivem sozinhos, apoiando simultaneamente jovens estudantes da Universidade de Évora, em processo de licenciatura, pós-graduações, mestrado ou doutoramento.

O sénior disponibilizará um quarto no seu domicílio a um estudante do ensino superior e em contrapartida o jovem disponibilizará companhia e apoio ao sénior.

Para além deste objetivos de carácter eminentemente social, este projeto pretende também contribuir para a revitalização do centro histórico da cidade, trazendo jovens para nele viverem, o que contribuirá certamente para um incremento da qualidade de vida de todos os residentes.

Este protocolo, que estabelece os diversos direitos e deveres de todos os envolvidos, vigorará até 31 de Julho de 2013 e, por acordo das partes, pode ser sucessivamente renovado por períodos anuais.

Sem comentários: