segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Circolândia no Rossio de Évora


O circo é um espectáculo cultural digno de todo o nosso apreço. É uma forma de trazer o divertimento, a alegria, até junto das populações. Fomos ao circo até para conhecer melhor a vida daqueles que, dia a dia, deixaram o conforto de um lar, para andarem de terra em terra,  com a chamada "casa às costas", procurando dar aos outros um pouco de conforto interior que os números  circenses, de magia, de palhaços, ou de animais, nos incutem a cada momento das horas ali passadas.
Consulte o Cartaz

Uma família que  já vem de tempos anteriores, onde o Pai Carlitos fazia as honras do circo, com os seus números famosos de que agora  o filho Carlitos Júnior  se orgulha.
É ele que nos recebe ali, onde, com a família e outros artistas, põe em pé o Circo.
Uma agradável conversa onde Carlitos Júnior nos falou da alegria do seu mundo circense, em que sempre viveu, e também das  dificuldades que o mesmo tem, face às imposições  legais que vão sendo impostas e que cada vez mais dificultam esta vida de artista.

Quisemos ver de perto aqueles animais que são a alegria das crianças quando entram em cena. Todos os dias vemos animais mal tratados, cães e gatos abandonados, sem que nada se faça para alterar a situação. Os de circo, tal como os de Jardins  Zoológicos, são animais  aos quais se dão garantias de vida muito  superiores às dos próprios  humanos. As suas vacinas e análises de saúde são mais exigentes que para nós, sujeitas a coimas se não forem efectuadas. Para o humano, e para o Estado,  por vezes é mais importante o motor de uma viatura que o do  próprio corpo




Sem comentários: