terça-feira, 17 de maio de 2011

Amanhã é o dia internacional dos museus

A Câmara Municipal de Évora vai assinalar no dia 18 de Maio o Dia Internacional dos Museus, através de um programa de actividades dirigidas à população, realizadas na Unidade Museológica da Água e no Convento dos Remédios, que são dois dos espaços da autarquia vocacionados para a museologia.
O ponto alto do programa das comemorações será entrega de prémios do concurso do logótipo para a Comemoração dos 25 anos de Évora Património Mundial, que se realiza no dia 18 de Maio, pelas 18 horas, no Convento dos Remédios (Av. de S. Sebastião), a que se segue uma visita guiada às exposições "Évora Megalithica" e "Vinhas das Caliças".
O Dia Internacional dos Museus comemora-se dia 18 de Maio, mas o programa das comemorações em Évora terá início já no dia 14 de Maio, com a Unidade Museológica da Água, na Rua do Menino Jesus, a realizar uma iniciativa no âmbito da Noite dos Museus, intitulada “Objectos com história” e dirigida para pais e crianças entre os 2 e os 6 anos de idade, com sessões às 18, 19 e 20 horas e duração de 60 minutos. A Unidade Museológica da Água é um dos locais de memória da cidade, onde se vão contar as histórias dos seus objectos através de uma actividade lúdico-pedagógica que alia o tempo em família à promoção do património hidráulico, através de várias expressões artísticas.
O Unidade Museológica da Água vai também promover no dia 18 de Maio a iniciativa “Memória da cidade no tempo”, direccionada para os jardins-de-infância, com o intuito de promover na criança a memória do abastecimento de água na cidade de Évora, ao longo do tempo. Esta actividade realiza-se em duas fases distintas e pretende dar a conhecer a temática através de um jogo de memória: primeiro conta-se a história através de imagens inseridas numa linha de tempo e, após a sua memorização, inicia-se o jogo com duas equipas, que tentam identificar as imagens que memorizaram. As sessões decorrem das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 e têm a duração de 60 minutos.

Sem comentários: