sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Natal em Évora

O “Natal em Évora” começa já no dia 4 de Dezembro com o arranque do “Natal Clássico”, que este ano inclui 16 espectáculos, em vários locais da cidade, mas diversos outros eventos estão também programados para esta quadra festiva.

Um grande número de actividades irá assinalar o “Natal em Évora” com a edilidade a apostar num forte programa cultural que irá, certamente, corresponder ao munícipe mais exigente.

Com a tradicional iluminação confinada à Praça de Giraldo, a sala de visitas da cidade, o “Natal em Évora” começa já no dia 4 de Dezembro com o arranque do “Natal Clássico”, que este ano inclui 16 espectáculos, em vários locais da cidade. Teatro, bandas filarmónicas, cante tradicional, música coral e polifónica são algumas das propostas, até ao dia 20 de Dezembro.

Entretanto, no dia 12 de Dezembro a Arena D’Évora recebe o espectáculo de ballet “O Quebra-Nozes”, baseado no conto de Ersnst Theodor Amadeus Hoffmann “O Quebra-Nozes e o rei dos ratos”.

Com um libreto realizado por Marius Petipa, a música composta em 1890 por Tchaikovsky (1840-1893) e a coreografia criada por Lev Ivanov, teve a sua estreia a 5 de Dezembro de 1893 no Teatro Marinsky de São Petersburgo. As suas personagens principais são: Clara, Drosselmeyer (padrinho de Clara) e o Quebra-Nozes. Tchaikovsky comporia posteriormente uma suite orquestral inspirada no seu próprio ballet, tomando sobretudo movimentos do segundo acto.

Antes porém, os mais novos podem divertir-se com o espectáculo “O Panda Vai à Escola/O Musical”, na Arena D’Évora, no dia 4 de Dezembro.

A Câmara Municipal de Évora promove pela primeira vez o concurso “Árvores de Natal recicladas”, uma iniciativa, a decorrer de 20 de Dezembro a 6 de Janeiro, no âmbito da inauguração do novo Espaço Jovem Municipal. O objectivo passa por sensibilizar os jovens e população em geral para as questões ambientais e incentivar a criatividade e originalidade na construção de uma árvore de natal.

Este concurso, cujos prémios são oferecidos pela empresa TMN, destina-se a todos os alunos a frequentarem escolas pertencentes à rede ECO-ESCOLAS. As inscrições terão de ser realizadas através de preenchimento e envio de um formulário disponível on-line em www.cm.evora.pt ou no departamento de Intervenção Social e Educação da CME até ao dia 9 de Dezembro.

A eleição dos melhores trabalhos será efectuada através de votação no local da exposição, que estará patente no novo espaço Jovem Municipal.

Como vem sendo hábito, as preocupações ambientais renovam-se nesta altura do ano com a edilidade a promover, uma vez mais, a campanha Natal Limpo, cujo objectivo é recolher o maior número possível de papel proveniente dos embrulhos. No concelho de Évora, vão ser colocados 25 pontos de recolha adicionais, numa colaboração estreita entre a CME, Conselho Municipal da Juventude e a GESAMB. Recorde-se que em 2007 foram recolhidas 20 toneladas de papel e cartão, em 2008 (87 ton.) e em 2009 (94 ton.). Para este ano, as expectativas passam por “bater” os números anteriores.
Este ano, a população poderá acompanhar a evolução da campanha através do “Papelómetro Virtual” em www.cm-evora.pt.

A Associação de Artes e Ofícios de Évora (AARTOE) promove, com o apoio da Câmara, a 5ª Mostra de Natal, que irá estar patente ao público de 17 a 23 de Dezembro, na Praça Joaquim António D’Aguiar. Os apreciadores de artesanato têm aqui uma excelente oportunidade para conhecer e eventualmente adquirir. As “portas” estarão abertas das 10 às 19h30.

Entretanto, o comércio em Évora vai estar aberto, em Dezembro, de 1 a 24, incluindo sábados, domingos e feriados.

Sem comentários: