Inaugurado no passado dia 29 de junho de 2021, Dia da Cidade, depois de uma intervenção que requalificou este monumento nacional, o Palácio de D. Manuel alberga agora o Centro Interpretativo da Cidade de Évora, além de uma sala de exposições temporárias e de uma sala de conferências totalmente equipada. O Centro Interpretativo abre agora portas ao público, percorrendo os 20 séculos de história que modelaram a cidade de Évora.
O Centro Interpretativo da Cidade de Évora desempenha um papel determinante na prossecução de uma estratégia municipal de criação de melhores condições de acolhimento aos visitantes da Cidade. Procurou estruturar-se em torno de uma narrativa que permite apresentar ao visitante as razões pelas quais Évora foi considerada Património Cultural da Humanidade. Através de documentos, artefactos museológicos, imagens, sons e recursos multimédia, foi desenvolvido um discurso que evidencia uma visão abrangente do sítio classificado, documentando, de forma simples e apelativa, as grandes linhas pelas quais se tece a sua harmonia temporal.
Em termos expositivos, procurou-se (re)interpretar as diversas peças, as imagens analógicas e virtuais, as maquetas e as recriações expostas, cruzando-as com momentos históricos do país vivenciados em Évora, através de um trilho dramático e sonoro, onde a música, a poesia, relatos ou curtas ficções dramatizadas permitem estabelecer uma desejável ponte do espaço interpretativo para a cidade.
O Centro Interpretativo pode ser visitado de terça-feira a sábado, entre as 09h30 e 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00.
https://www.cm-evora.pt/visitante/patrimonio/centro-interpretativo-da-cidade-de-evora/
Sem comentários:
Enviar um comentário